Auditoria de fornecedores: importância, forma de execução e benefícios para sua empresa

Cada vez mais as empresas buscam certificar seus sistemas de gestão junto a organismos internacionais certificadores, como por exemplo, a ISO. Tudo porque, em um mundo onde a competitividade entre os negócios é tão grande, quem coleciona certificações de expressiva importância sai na frente em negociações e se destacam no mercado.

O que muitas empresas não sabem é que para alcançar a excelência e conseguir certificar seus sistemas de gestão, é de indispensável importância a realização de auditoria dos seus fornecedores. Ou seja, é muito importante que uma empresa monitore todos os seus fornecedores diretos, a fim de verificar se suas atividades estão sendo exercidas de acordo com os requisitos legais aplicáveis.

Mas afinal, qual a real importância da auditoria de fornecedores?

Uma empresa que deseja estar em conformidade legal com as normas aplicáveis às suas atividades, em teoria, deve “se relacionar” apenas com empresas de igual índole.

Ademais, controlar seus fornecedores é uma forma de zelar pela reputação da empresa e pelos produtos e marcas vendidos por ela.

Assim, por meio deste controle, a empresa consegue garantir que seus fornecedores cumprem com os padrões de qualidade e com normas ambientais, saúde e segurança de trabalho e outras.

Por muitas vezes, este tipo de controle é capaz de detectar fornecedores ruins, cuja relação com a empresa acaba infectando o desempenho de alguns setores internos ou até mesmo a qualidade do produto final. Por isso, esse tipo de identificação é capaz de auxiliar a empresa a gerir certos tipos de problemas antes não identificados e que podem ser melhorados.

Portanto, dentre tantos benefícios da auditoria de fornecedores, podemos destacar os seguintes:

  • Proteção da imagem e dos produtos da empresa;
  • Garantia de condições de trabalho seguras em sua rede de fornecedores;
  • Identificação de potenciais riscos de qualidade que podem afetar diretamente os produtos e serviços da empresa;
  • Garantir que os produtos adquiridos são produzidos e/ou extraídos de acordo com as normas ambientais, de qualidade, de saúde e segurança, dentre outras.

Como posso realizar a auditoria de fornecedores?

Primeiramente, é importante definir a empresa consultora responsável pela realização da auditoria e a área a ser auditada (meio ambiente, ou qualidade, ou saúde e segurança, por exemplo). 

Feita essas definições, é de indispensável importância que a empresa planeje os pontos a serem explorados na auditoria, através da elaboração de um check list, onde deverá constar também quais evidências (obrigações a serem cumpridas pelos fornecedores) serão analisadas.

A partir disso, são analisados quais os pontos fortes e fracos existentes no sistema de gestão da empresa. O que não está sendo monitorado de maneira correta? Quais evidências faltam ser cobradas dos fornecedores? Todos os fornecedores estão sendo monitorados?

Ao término da auditora, é apresentado pelo auditor um Relatório, explanando quais fornecedores estão ou não estão atendendo as exigências necessárias. Desta feita, a partir desse relatório, a empresa fica ciente da existência de não conformidades relacionadas aos seus fornecedores.

Por fim, caso algum fornecedor esteja em não conformidade com alguma das evidências, a empresa pode solicitar o seu cumprimento, alegando que caso não seja feito, não irá mais manter negócios com este parceiro.

Powered by Rock Convert

Com qual frequência deve ser feita a auditoria de fornecedores?

Recomenda-se que este tipo de auditoria seja realizada de forma semestral, ou no mínimo a cada ano. Também pode ser realizada sempre que seja contratado um novo fornecedor pela empresa.

Verifica-se ainda que esse tipo de auditoria pode ocorrer nos casos em que a empresa decidir terceirizar um processo, produto ou serviço que é realizado internamente. É de indispensável importância que a empresa conheça a procedência da empresa terceira, e para que isso ocorra, nada melhor que auditá-la!

Conheça o AmbLegis, a ferramenta de gestão de Requisitos Legais que vai te ajudar no momento da auditoria de fornecedores!

O AmbLegis, um software online que ajuda seus negócios na gestão dos requisitos legais aplicáveis à sua empresa.

E o melhor (e que nos diferencia da concorrência): nosso sistema também possibilita a gestão de requisitos legais aplicáveis aos seus fornecedores, o que facilitará na organização de sua auditoria!

Mas, como funciona essa gestão de fornecedores dentro do AmbLegis?

É simples e de fácil compreensão: dentro do relatório legal de nossos clientes, as normas são divididas por aplicabilidade, a depender de seu conteúdo. Assim temos aquelas aplicáveis à empresa e outras aplicáveis ao fornecedor.

Por meio dessas leis aplicáveis ao fornecedor, a empresa terá maior facilidade para saber quais as obrigações de seus fornecedores devem ser monitoradas.

Por exemplo: a empresa possui um fornecedor responsável pela destinação final de produtos perigosos em aterros sanitários. Todas as normas referentes a destinação deste tipo de resíduo neste local aparecerão como “Aplicável ao Fornecedor” e a partir daí a empresa terá ciência sobre quais obrigações esse fornecedor deve cumprir.

Assim, caso não seja comprovado cumprimento de alguma das obrigações por parte do fornecedor, a empresa poderá abrir um plano de ação visando a tomada de providência em relação a esse fornecedor.

Interessante, não é mesmo?

Os Requisitos Legais fornecidos pelo AmbLegis são da área de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Segurança Alimentar, Qualidade, Eficiência Energética; Transporte; Antissuborno, dentre outros.

Muitos de nossos clientes já tiveram sucesso em auditorias de fornecedores. Por isso, venha conhecer nossos serviços e seja mais uma empresa a alcançar a tão sonhada certificação ISO!

Clique aqui e solicite uma demonstração e um orçamento!

Powered by Rock Convert
Compartilhar

Deixe seu comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba por e-mail novos conteúdos sobre Requisitos Legais, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.