10 vantagens em ter um sistema para gestão de requisitos legais

Um Sistema de Gestão de Requisitos Legais é um programa implantado nas empresas, visando a identificar quais as normas legais aplicáveis às suas atividades. Com ele é possível que a empresa esteja sempre dentro da legalidade e evite a aplicação de multas e demais infrações em seu desfavor.

Com a implantação e desenvolvimento de um bom sistema de Gestão, a empresa melhora seu desempenho e coloca seus negócios em Compliance, que nada mais é do que a adequação das atividades da empresa aos requisitos jurídicos vigentes.

Mas, afinal, será mesmo que realizar a gestão dos requisitos legais traz tantos impactos positivos assim à sua empresa?

Para provar que sim, traremos nesse artigo os 10 principais benefícios e vantagens de ter um sistema de gestão de requisitos legais implantado em sua empresa. Vamos lá?

1. Redução de custos e gastos: o dinheiro da sua empresa agradece!

A implantação de um bom sistema de Gestão de Requisitos Legais é capaz de fazer com que a empresa diminua sim seu dispêndio financeiro.

Isso porque, estar em conformidade com a legislação vigente faz com que a empresa fique livre do pagamento de multas e demais infrações a serem aplicados por órgãos fiscalizadores.

Quer um exemplo? A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente, determina que as infrações ambientais acarretarão multa pecuniária, que poderão variar entre os valores R$50,00 (cinquenta reais) a 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais), a depender do tamanho do prejuízo causado ao meio ambiente.

Ora, se a empresa faz a gestão dos requisitos legais ambientais a ela aplicáveis, será de seu conhecimento quais as obrigações legais devem seguir para driblar a aplicação de multas e assim, consequentemente, estará protegendo seu patrimônio financeiro!

2. Estar mais perto de certificações concedidas por Organizações Internacionais

As famosas ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 45001 (Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho) e ISO 9001 (Gestão de qualidade) trazem, entre dezenas de outras obrigações, a determinação de que a empresa deve demonstrar, durante a auditoria, que exerce o devido controle sobre os requisitos legais a ela aplicáveis, bem como que os atende.

Assim, a melhor forma de controlar este quesito é a implantação de um Sistema de Gestão de Requisitos Legais, indispensável para a empresa que busca sua tão sonhada certificação ISO!

3. Diminuição de dano ao meio ambiente

Nos casos de em que o sistema de gestão é voltado para requisitos legais ambientais, não há dúvidas de que quem sai ganhando é o próprio meio ambiente.

Saber como despejar efluentes, onde descartar determinado resíduo perigoso e como utilizar apenas madeira de origem legalizada são apenas algumas obrigações dentre as dezenas que devem ser seguidas pela empresa. E quer maneira mais fácil que essa, se não a adoção de um bom Sistema de Gestão de Requisitos Legais?

Prevenir o meio ambiente hoje, é prevenir nossa existência amanhã. Uma empresa ambientalmente correta é capaz de prevenir desastres imensuráveis, tanto para a natureza, quanto para a sociedade.

Lembram-se do estouro da barragem em Brumadinho – MG? Pois bem… eis um exemplo de uma empresa que, certamente, não possuía um bom sistema de gestão de requisitos legais, uma vez que são dezenas as leis que dispõem sobre segurança em barragens de mineração.

4. Aumento na segurança e saúde do trabalho

Em razão da ISO 45001, que dispõe sobre Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, é crescente o número de empresas implantando Sistema de Gestão de Requisitos Legais nesta área.

Evitar acidentes de trabalho, além de livrar a empresa de retaliações trabalhistas, salva a vida e a integridade física de muitos empregados!

Aliás, fornecer segurança para seus empregados, nos conformes da legalidade, faz com que o empregado trabalhe mais feliz e confiante e dê maior credibilidade aos seus empregadores. E, consequentemente, o que acontece? Funcionário feliz é sinônimo de maior rendimento para os negócios da empresa!

Powered by Rock Convert

5. Aumento da credibilidade perante a sociedade

Uma empresa legalmente responsável passa uma boa impressão para a sociedade, que passa a defender e comprar mais o produto que lá é produzido.

Ora, uma sociedade que confia na empresa, consequentemente confia nos produtos que lá são produzidos. Estes que, consequentemente, passam a ser os mais vendidos no mercado, aumentando o faturamento da organização.

6. Melhores oportunidades de negociações com empresas nacionais e estrangeiras

Uma empresa que possui um eficiente sistema de gestão de requisitos legais, consequentemente está mais próxima em obter certificações importantes, como as garantidas pela Organização ISO.

Por sua vez, uma empresa certificada pela ISO sobe muitos patamares no cenário econômico, tanto nacional, quanto estrangeiro, já que certificar-se nas normas ISO significa que sua empresa está dentro dos conformes legais e nacionais, e que, consequentemente, o produto ou serviço vendido é de qualidade e confiança.

Assim, ter um sistema de gestão de requisitos é a base para um grande salto da empresa dentro do mercado econômico.

7. Redução de falhas nos processos internos da empresa

Estar em compliance faz com que sua empresa siga regramentos técnicos e legais, o que a torna mais organizada e seus procedimentos mais padronizados, evitando assim o aumento de falhas durantes certos processos.

8. Geração e monitoramento de indicadores: saiba o “quanto” a empresa está dentro da lei

Geralmente, a gestão de requisitos legais é realizada dentro de um ambiente online, mais especificamente em um software próprio para isso.

Um bom sistema eletrônico que ajude sua empresa nesta gestão, como o AmbLegis, traz indicadores importantes, que, na maioria das vezes tratam-se de gráficos onde a empresa consegue enxergar o “quanto” ela está “dentro da lei”. Ou seja, quantas leis estão sendo atendidas e quantas ainda não estão.

Os indicadores são amplamente utilizados em auditorias de certificação, pois sempre serão analisados pelos auditores na fase de análise de cumprimento dos requisitos legais.

Além do mais, tais indicadores podem ser utilizados em reuniões e negociações importantes, já que através deles a empresa poderá demonstrar que suas atividades são desenvolvidas dentro da legalidade.

9. Monitore seus fornecedores e saia na frente nas auditorias de certificação

Monitorar seus fornecedores é outra opção que deve complementar seu sistema de gestão legal.

Saber se a atividades desses fornecedores é exercida nos conformes legais é obrigação de uma empresa que deseja ter um sistema de gestão de requisitos legais eficiente. Afinal, em auditorias de certificação, os fornecedores da empresa também fazem parte da “investigação” do auditor.

Ora, saber se seu transportador de carga perigosa atende os requisitos legais ambientais para exercer este tipo de atividade, por exemplo, é de suma importância. Afinal, uma empresa legalmente responsável contratará apenas empresas de mesma índole.

10. Implementação de compromisso com a conformidade legal: torne a gestão de requisitos legais uma cultura dentro da empresa!

Leis são feitas para serem cumpridas e não burladas. Assim, uma empresa em conformidade legal passa a ideia de responsabilidade à sociedade, além de outros benefícios, já enumerados neste artigo.

Por isso, torne um compromisso o atendimento aos requisitos legais aplicáveis aos seus negócios!

Treine seus funcionários, dobre sua equipe, se necessário, ministre cursos, invista em técnicas sustentáveis e veja o resultado incrível que um bom sistema de gestão de requisitos legais pode trazer para seus negócios!

Conclusão

O AmbLegis sinônimo de excelência no assunto sistema de gestão de requisitos legais.  Com o software responsável pela gestão integrada dos requisitos legais, diversas empresas já conseguiram sua tão sonhada certificação junto à Organização ISO.

Então, está esperando o que para conhecer o AmbLegis e usufruir das vantagens de um Sistema para Gestão de Requisitos Legais? Solicite agora uma demonstração gratuita e exclusiva do produto para sua empresa!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba por e-mail novos conteúdos sobre Requisitos Legais, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.