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Bastidores

Precisa de ajuda com requisitos legais?

Se você chegou aqui e está procurando uma ferramenta para te ajudar na gestão dos requisitos legais, provavelmente deve se enquadrar em um desses dois perfis:

a) Já trabalhou com um software de requisitos legais e entende como ele pode ajudar você e sua empresa.
b) Ainda não trabalhou com um software, não sabe por onde começar o controle de legislações aplicáveis a sua empresa.

Peço que dedique 4 minutos para essa leitura.

Nesse espaço vou te explicar de um jeito muito transparente todas as necessidades do processo de atendimento aos requisitos legais e, para ilustrar, vou mostrar isso através da metodologia própria do AmbLegis.

Abaixo listamos 3 dos principais “medos” dos nossos perfis de clientes.

Avalie em qual deles você se enquadra:

  1. Você reconhece que não é especialista na atividade de interpretar legislações e tem receio de colocar a empresa em risco por deixar alguma exigência passar desapercebida?
  2. Tem uma certa insegurança em auditorias e fiscalizações focadas em assuntos legais?
  3. Você não tem tempo de dedicar-se o quanto deveria para identificar e gerenciar todos as legislações que realmente são exigidas segundo as particularidades da sua empresa?

Se identificou com algum desses medos?

Pois saiba que você não é o único. Esses medos são frutos de pesquisas com nossos clientes.

A situação dos profissionais

A situação é muito clara: o gestor, técnico, engenheiro, coordenador das áreas como meio ambiente ou segurança do trabalho não tem condições nem tempo de parar e dedicar-se ao estudo das legislações que são exigidas da sua empresa.

A começar pela burocracia de buscar as leis em órgãos oficiais, certificar-se da vigência atual, analisar o assunto e obviamente, parar e ler o que pode variar de 1 a 600 paginas por lei.

Nós sabemos disso porque todos da equipe AmbLegis tem formação técnica e um dia já estiveram desse lado... Correria, cada hora mata um leão, reuniões, emergências, receber auditoria, acompanhar fiscais...

O caminho para resolver uma demanda tão especifica é terceirizar esse serviço para empresas especialistas em requisitos legais.

E nós do AmbLegis, somos apenas uma das opções.

Você sabia?

Que o Brasil está entre os países que tem mais legislações no mundo?

Que aplica as multas mais altas do mundo as corporações?

Que existem leis claríssimas que responsabilizam o profissional tecnicamente pelo não cumprimento (ainda que a empresa não tenha dado condições para atender essas leis), podendo este ser preso por não cumprir sua responsabilidade profissional?

O dia não vai ter mais horas, nunca. Também não vai ser menos cobrado de outras atividades. Então vai continuar sem tempo para se dedicar ao reconhecimento e atendimento dos requisitos legais.

Mas “deixar para lá”, sem duvida, é um grande erro. Afinal, o não atendimento de uma legislação importante pode ser fatal.

Esse prejuízo pode acabar com uma empresa. Pode acabar com a sua carreira profissional!

Por isso nas próximas linhas queremos te apresentar o nosso método para gerir as legislações.

 

 

Método para gerir as legislações

Existem dois caminhos para você assegurar que a sua empresa controla e atende todas as obrigações legais aplicáveis a ela.

1º caminho - Recrutar uma equipe

É necessário recrutar uma equipe com formação técnica (profissionais da área de meio ambiente e de segurança do trabalho, são fundamentais para dar base a equipe) e jurídica e estruturar para que eles dediquem-se nas etapas básicas do processo:

  • Pesquisa diária nos sites oficiais a nível federal, estadual e municipal;
  • Interpretação das legislações (incluindo entrar em contato com os órgãos para tirar duvidas);
  • Analise de aplicabilidade das legislações;
  • Criação de plano de ações para atender essas leis;
  • Implantação das ações (que inclui o gerenciamento total do processo: delegar tarefas as outros setores, controlar prazos, responsáveis;
  • Gerar os indicadores de resultados, esses por fim dirão se a empresa está saudável ou não , quanto a tudo que a legislação lhe exige, segundo as atividades que desempenha.

E ainda assim é de suma importância que o trabalho seja revisado por um superior, afim de captar possíveis “falhas”, como por exemplo uma legislação que entrou em vigor mas a equipe não viu. Isso colocaria toda a estrutura descrita acima em risco de uma multa ou penalidade.

2º caminho - Terceirizar esse serviço para uma empresa especializada

Quando se fala em terceirizar é sempre complicado, visto que a direção da empresa tem dificuldade de entender a necessidade porque pensa “mas eu já tenho um técnico de segurança aqui, ou, já tenho um engenheiro ambiental, ele que tem que cuidar das leis também...”

Mas nós e você sabemos que não é simples assim.

Temos um dado interno, que mostra que de 70% a 80% das empresas que tem uma preocupação séria e fazem um trabalho descente de atendimento as legislação decidem terceirizar esse serviço. E por que?

Porque é a opção de menor risco para o negócio!

Os profissionais que atuam nos departamentos de meio ambiente, qualidade, segurança do trabalho, laboratórios, entre outros, já tem seu dia consumido em atender os requisitos de gestão, especialmente, quando a empresa tem certificações (9001, 14001, 18001, 45001, 50001 e etc.) que exigem uma olhar focado nisso.

Eles, na maioria das vezes (para não dizer sempre), não têm condições de fazer um trabalho completo de controle de atendimento as legislações.

Mas você pode estar pensando agora que estou dizendo tudo isso porque, obviamente, queremos atraí-lo para ser um nosso cliente, um cliente AmbLegis.

A resposta é sim e não.

Sim, porque adoramos a ideia de ter cada vez mais clientes, somos uma empresa, isso é lógico!

Mas não, não é apenas isso. Nosso desejo é que você dê o valor que esse assunto merece. A gestão aos requisitos legais aplicáveis é algo tão sério que precisa feito por especialistas (especialistas de verdade!).

Assim, o caminho mais seguro é terceirizar. Preferimos que você faça isso com uma empresa concorrente do que internamente, pela própria segurança da SUA EMPRESA!

 

 

Quem somos nós?

Para que você entenda quem é o AmbLegis e quem faz parte desse time, saiba que tudo começou quando estávamos do outro lado... o lado que você está hoje.

Nessa época já existiam sistemas prontos no mercado, mas eles não resolviam o assunto por completo. Depois de certo tempo, nasceu a Ambplan, fornecendo serviços e consultoria para sistemas de gestão, onde um dos nossos serviços era gerir as legislações aplicáveis aos clientes.

Começamos a fazer isso manualmente: as atualizações das leis a principio eram enviadas por cd’s... hoje é considerado arcaico.

Esse nosso serviço começou a chamar muita atenção. Auditores, consultores chegavam nas empresas, e viam como controlavam as leis e ficavam encantados com a riqueza e eficiência do processo que havíamos criado, assim , muitas empresas começaram a nos procurar através da indicação dos nossos clientes.

Os elogios e a procura se tornaram muito evidentes. Depois de um tempo de maturação da ideia, resolvemos parar com tudo e viver somente para fornecer esse serviço. Assim nasceu o AmbLegis! ❤️

O serviço virou um software e a metodologia foi melhorada e adaptada a ele.

Assim, hoje, dizemos com orgulho que somos especialistas em requisitos legais. Bem diferente dos nossos concorrentes, que acabam fazendo de tudo.

Nossa mentalidade é a seguinte:

Imagine se fosse detectado um problema no coração do seu filho. A quem você confiaria ele?

Opção 1: cuidaria sozinho, em casa, com as suas próprias mãos.

Opção 2: confiaria o tratamento ao melhor clínico geral do Brasil – profissional generalista

Opção 3: confiaria a um cardiologista – um profissional especializado

Nem precisa de tradução para essa comparação não é?

Sim, nós somos ESPECIALISTAS EM GESTÃO DE REQUISITOS LEGAIS!

Depois de mais de 10 anos dedicados nesse foco, temos uma vida para contar. Muitos casos, clientes em todos os cantos, de todos os seguimentos mais variados possíveis. Desde companhias áreas, industrias de alimentos, químicas, inseminação artificial, engenharia, cosméticos, off shore, construção civil, companhias elétricas, transportadoras, geradoras de energia eólica, solar e muitas outras.

Caso você tenha interesse de conhecer na prática o AmbLegis, nós somos os primeiros a recomendar: solicite uma demonstração ao vivo.

Nada melhor do que ver ao vivo e tirar as dúvidas ao vivo.

Fazemos na maioria das vezes através de web conferência. A pessoa que lhe atender tem um compromisso de explicar tudo, desde a implantação do AmbLegis, até as atualizações mensais.

Você verá o sistema na pratica e, a medida que receber a explicação, já pode ir tirando as duvidas. Assim, esse tempo será muito produtivo e sempre contará com nossa transparência.

Uma coisa importante, para contratar um fornecedor de requisitos legais, é importante que você tenha a segurança de que é uma empresa séria.

Caso queira, você pode solicitar referências de nossos clientes. Ou pode acessar a página de depoimentos. Veja o que os clientes usuários do AmbLegis pensam a respeito da nossa ferramenta e do nosso atendimento.

Diante de tudo que acabou de ler, sem dúvidas, nós recomendamos que você entre com contato conosco e agende uma demonstração prática, Certamente a melhor forma de conhecer o AmbLegis é através dessa atitude “olho no olho”.

Obrigada por ter lido o que tinha para te falar.

Você pode contar conosco!

 

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