Normas internacionais ISO: O que são e qual é a importância de sua gestão?

As normas internacionais ISO, foram criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com a finalidade de melhorar a qualidade de produtos e serviços. A ISO, é uma das maiores organizações que desenvolve normas no mundo, e começou a funcionar oficialmente no ano de 1947, com sua sede em Genebra, Suíça.

Assim, tais normas qualificam produtos em várias organizações do mundo todo. As normas ISO estabelecem um documento padrão para a implantação do sistema de gestão de qualidade, e no Brasil, é comum já termos nos deparado com ela, através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Desta feita, segue um exemplo para melhor compreensão com a seguinte norma:

ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (Requisitos) – explica os requisitos para obter a certificação;

  • ABNT refere-se ao termo: Associação Brasileira de Normas Técnicas;
  • NBR é a sigla para Norma Brasileira que é aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • ISO refere-se a Organização Internacional de Normatização, responsável por desenvolver normas;
  • 9001 é o número de identificação que a norma recebeu.

Sendo assim, cada país edita e elabora sua edição da ISO, sendo a ABNT como já dito acima, a responsável por tais normas no Brasil.

Qual a importância do Sistema de Gestão da Qualidade?

A aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade é importante e necessário em todas as áreas da atividade empresarial, não importando o tamanho, a localização ou o tipo de atividade que o negócio desenvolve. Isso porque a norma visa estabelecer requisitos para a qualidade de processos e produtos.

A importância da implantação do sistema de Gestão da Qualidade, está nos benefícios que a empresa vai receber, como melhoria nos controles dos processos operacionais, redução de custos e desperdícios, dentre outros inúmeros benefícios. Com isto, a empresa ainda se distingue da concorrência e alarga sua participação no mercado, fazendo girar a economia.

Devido a aplicabilidade internacional, a ISO tem suas práticas e metodologias já testadas e amplamente globalizadas, por empresas de grande, médio e pequeno porte, alcançando assim resultados sólidos, eficazes e duradouros.

Quais as vantagens de atender às certificações ISO?

Entenda que quando uma empresa empenha-se em atender os padrões globais de qualidade de seus produtos, a mesma passa a servir de exemplo para seus funcionários, clientes, fornecedores, e para o mercado em geral, o que a torna bem vista, garantindo assim seu crescimento.

As vantagens de atender as certificações ISO são muitas, a organização se torna mais eficiente em todos os processos de sua cadeia, ou seja, do início ao fim do desenvolvimento de seu produto, e posteriormente, quando chega ao consumidor final, que é a razão de ser da empresa, uma vez que a mesma perde seu objetivo sem a presença dos consumidores.

Vejamos algumas das vantagens em atender às certificações ISO:

Melhora nas etapas que compõe a empresa

Ao adotar um sistema de gestão de qualidade, é possível verificar uma melhoria em todas as etapas da empresa, visando assim, uma evolução homogênea em todas as decisões que acompanham um padrão de qualidade, sendo que cada passo é devidamente documentado o que facilita o aprimoramento contínuo.

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Exatidão na avaliação de metas e desempenho

Na fase de acompanhamento de um Sistema de Gestão de Qualidade, todos os processos de uma empresa são anotados e analisados constantemente. É muito mais coerente avaliar os sucessos e fracassos de uma empresa quando seu desempenho possui um apontamento sólido e garantido. Além do mais, tal processo admite que o crescimento seja esquematizado de forma constante e organizada.

Diminuição de despesas

Todo Sistema de Gestão gera diminuição de custos e despesas, pois conduz a empresa para as decisões mais benéficas em seu dia a dia e adéqua maior aproveitamento de recursos e de mão de obra.

Abatimento da corrupção

Algumas normas (como a ISO 37001) são elaboradas de maneira especial para combater sistemas de corrupção dentro das empresas, o que atualmente é muito comum acontecer.

Mais envolvimento e contentamento dos colaboradores

É evidente que a motivação é muito importante para que os empregados de uma empresa sustentem uma boa execução das atividades. Assim com a adoção de um Sistema de Gestão de Qualidade, os papéis de todos os colaboradores conservam-se bem definidos e todo mundo é capaz de entender sua função para o sucesso do negócio. Além do mais, o desgaste durante a solução de problemas, transições, negociações e treinamentos reduz drasticamente, pois todos estarão seguindo uma metodologia já testada e aplicada com sucesso.

Possibilidade da empresa ser reconhecida internacionalmente

Para que o Sistema de Gestão de Qualidade seja eficaz, se faz necessário atender aos requisitos estabelecidos pela ISO, ou seja, uma norma mundial que estabelece confiança. Desta forma, quando uma empresa é certificada pela ISO, sabe-se que a mesma passou obrigatoriamente por vários processos de avaliação, e preencheu uma série de requisitos. Com isso, a mensagem que traz é de confiança e responsabilidade, o que ajuda a empresa a ser reconhecida internacionalmente através da atividade que exerce, e um negócio bem visto, atrai fornecedores e clientes.

Como Implementar um sistema de gestão de qualidade?

Caso necessário, é possível contratar uma empresa responsável por essa área técnica, que saiba apontar especificamente qual é o negócio da empresa, qual a atividade exercida e destacar todos os processos da empresa como um todo.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível adotar sistemas informatizados que auxiliam no armazenamento de dados, bem como permite acesso aos colaboradores, gerando uma harmonização das atividades exercidas, e consequentemente ter uma equipe mais unida que atenda a todas as regras exigidas para o bom andamento do negócio.

Você deve estar se indagando: “Será que minha empresa carece de um Sistema de Gestão de Qualidade?” A resposta é sim. Toda empresa se beneficia quando segue uma gestão preparada e conquista os padrões estabelecidos pela ISO, seja esta empresa de pequeno, médio ou grande porte.

Concluindo

Sendo assim, é importante se manter atualizado acerca das normatizações que regem as atividades empresariais, elas existem com a finalidade de proteger todos os lados, favorecer a sociedade como um todo, garantir o crescimento pessoal e econômico.

As certificações ISO como visto e explanado acima garantem uma crescente evolução às empresas que se adequam a ela, é a garantia de um crescimento eficaz e duradouro, além de proporcionar um bem-estar aos que com ela colaboram.

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