fbpx

5 vantagens de obter a certificação ISO 45001

A ISO 45001 é uma norma internacional voltada para a gestão da área de saúde e segurança do trabalho. Seu objetivo principal é trazer melhorias significativas em termos de saúde e segurança dentro de empresas e indústrias, as quais podem reduzir problemas envolvendo acidentes ou doenças ocupacionais.

É de responsabilidade da própria empresa manter a saúde e segurança de seus empregados, colaboradores e de todos que podem ser afetados durante a execução de suas atividades. Por isso, ter uma gestão eficiente na área de saúde e segurança pode trazer inúmeros benefícios à empresa que a adere.

No caminho para a implantação da ISO 45001, a empresa passará por diversas medidas corretivas e preventivas visando aumentar a segurança de suas instalações e atividades.

Neste artigo, iremos abordar 5 benefícios que a certificação ISO 45001 pode trazer a uma organização que a adotar, na tentativa de disseminar a importância social e econômica, que uma boa gestão na área de saúde e segurança do trabalho pode contribuir para todos os envolvidos.

1. Aumento na Segurança e Saúde do Trabalho

Saber o EPI certo a ser utilizando em cada atividade; ter conhecimento sobre os documentos necessários e exigidos pelos órgãos oficias do trabalho; saber qual o curso certo a ser oferecido para cada trabalhador; ter ciência sobre as normas e regras de saúde e segurança aplicáveis aos seus negócios, são alguns dos vários requisitos que auxiliam a empresa a aumentar a segurança e a saúde em seus ambientes de trabalho, e assim, diminuir os riscos de acidentes ocupacionais que assombram as indústrias brasileiras, ainda de forma significativa nos dias atuais

E, para a implantação da ISO 45001, a empresa percorrerá todos esses caminhos, através da adoção de uma boa gestão na área de saúde e segurança do trabalho.

Além do mais, ter um ambiente de trabalho seguro, com o menor risco de acidentes possível, é uma das opções que faz com que o empregado trabalhe com maior confiança, e consequentemente, produza mais em suas atividades.

Evitar acidentes do trabalho aumenta a qualidade de vida dos funcionários e a saúde financeira da empresa.

2. Aumento da Credibilidade Social da Empresa

Uma empresa que se preocupa com a saúde e segurança de seus trabalhadores e colaboradores é uma empresa que acaba sendo bem vista na sociedade.

Garantir dois direitos fundamentais básicos como a saúde e segurança de alguém, eleva o status da empresa na visão de todos, e, consequentemente, essa empresa passa a ser alvo de negociações econômicas melhores, bem como, consegue alcançar profissionais mais qualificados para as vagas de trabalho que eventualmente venham a ser abertas.

Por fim, e não menos importante, destaca-se que uma sociedade que confia em uma empresa, e a vê com bons olhos, por consequência confia nos produtos e serviços que esta produz. Ou seja, há resultados positivos também no mercado consumidor.

3. Vantagens Financeiras

Um dos requisitos exigidos durante a certificação na ISO 45001 é que a empresa adote a gestão dos requisitos legais de saúde e segurança do trabalho aplicáveis às suas atividades. Isso significa que a empresa deverá criar um método para acompanhar as legislações aplicáveis às suas atividades e adotar planos de ação hábeis, a fazer com que todas as atividades sejam realizadas de acordo com as regras legais.

Ou seja, a empresa deverá estar em conformidade legal para obter a certificação. No entanto, além da certificação, com a gestão de requisitos legais na área de saúde e segurança do trabalho, a empresa conseguirá passar ilesa por inspeções e vistorias realizadas por órgãos oficias do trabalho, e consequentemente, livrar-se de inúmeras multas e taxas que poderiam existir caso a empresa deixasse de cumprir algum requisito legal.

Por isso, evitar a incidência de multas e outros valores a serem pagos pela empresa acaba causando um alívio financeiro aos negócios, possibilitando que empresa invista em outras coisas que interessam mais para seu crescimento.

Por fim, indenizações em razão de acidentes do trabalho são, geralmente, fixadas pelo Poder Judiciário em ações trabalhistas ajuizadas pelo trabalhador acidentado. E lembrando: essas indenizações não são baratas. E, quanto maior a lesão e prejuízo sofrida pelo empregado acidentado, maior o valor desta indenização. Por isso, ter e certificação na ISO 45001, significa se ver livre deste tipo de despesa, que pode prejudicar (e muito!!) a saúde financeira da empresa.

4. Grandes Oportunidades no Mercado de Trabalho

Uma empresa certificada na ISO 45001 está patamares acima de outras, que sequer sabem da existência desta certificação.

Isso porque, este selo ISO significa que a empresa está preocupada em manter a gestão correta da saúde e segurança do trabalho em suas atividades, ato que demonstra uma organização por parte da empresa, conscientemente e socialmente responsável. Esses fatores contam muito em momentos de negociações, seja com empresas nacionais ou estrangeiras.

Por isso, possuir a certificação ISO 45001 pode alavancar seus negócios e trazer novas oportunidades para sua empresa.

5. Desenvolviment0 de Cultura de Saúde e Segurança do Trabalho

Uma empresa que alcança a certificação ISO 45001 chama a atenção de outras empresas, sejam elas do mesmo ramo de negócios ou não.

O sucesso e prosperidade que essa certificação pode trazer à uma empresa a colocará em destaque no mercado de trabalho, motivo pela qual ela servirá de modelo para as demais empresas.

Assim, através de bons exemplos e bons resultados, ter uma certificação na ISO 45001 passa a ser uma meta para várias outras empresas. Deste modo, ter uma boa gestão na área de saúde e segurança do trabalho acaba virando uma cultura no meio dos negócios, o que é um ponto positivo de grande valia para a sociedade.

 

Gostou de nosso artigo e ficou interessado em implantar medidas internas em sua empresa para conquistar a certificação junto a ISO 45001? Se sim, conte conosco do Amblegis para te auxiliar neste objetivo!

O Amblegis é uma ferramenta online direcionada a auxiliar sua empresa na gestão dos requisitos legais nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, qualidade, segurança alimentar, dentre outros.

Clique aqui, e solicite uma simulação para conhecer nossa ferramenta e nossos serviços.

Compartilhar
Rafaela Feriani

Advogada, pós graduada em Auditoria e Perícia Ambiental. Atualmente é Supervisora do Setor Jurídico da empresa Ambplan, e é responsável por gerenciar a baixa e análise de legislações a serem inseridas no sistema AmbLegis, nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social, qualidade, dentre outras.

Deixe seu comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba por e-mail novos conteúdos sobre Requisitos Legais, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.