Entendendo a Perspectiva do Ciclo de Vida do Produto de acordo com a ISO 14001

É crescente o número de empresas brasileiras que desejam se certificar na ISO 14001, norma que conduz a montagem e execução de um sistema de gestão ambiental dentro de uma organização.

Em 2015, referida norma sofreu diversas alterações e foi quase que totalmente atualizada e, dentre as novidades trazidas pelo novo texto, está a necessidade da empresa se atentar ao ciclo de vida dos seus produtos e serviços, em um contexto ambientalmente correto e sustentável.

Na sessão da norma em que são traçados os objetivos da gestão ambiental, a ISO 14001 faz alusão a chamada perspectiva do ciclo de vida, trazendo as seguintes considerações:

“Controlando ou influenciando no modo em que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;

Segundo a ISO 14001, ciclo de vida é um estágio consecutivo e encadeado “de um sistema de produto (ou serviço), desde a aquisição da matéria-prima ou de sua geração, a partir de recursos naturais até a disposição final”.

Ou seja, ciclo de vida do produto trata-se de seu histórico completo, desde suas origens na indústria (fase inicial, quando o produto é fabricado e lançado para venda), até seu crescimento (firmação do produto no mercado, com aparecimento de lucro), maturidade (lucros começam a ficar estáveis, e a venda do produto diminui) e declínio (produto passa a perder importância no mercado).

No entanto, ao mesmo tempo em que a ISO 14001 faz alusão a esta expectativa do ciclo de vida, referida norma não dá maiores detalhes sobre como uma organização deve proceder nesta questão.

Assim, a partir desta dúvida, existem várias discussões envolvendo o tema. Afinal, até onde a empresa deve ir para analisar este ciclo de vida? Como esta análise deve ser realizada e quão aprofundada ela deve ser?

Vamos dirimir essas dúvidas nos próximos parágrafos! Venha conosco.

Perspectiva do ciclo de vida: o que é?

Segundo podemos entender em leitura da ISO 14001, perspectiva do ciclo do produto é a adoção pela empresa de uma postura ambientalmente responsável durante toda cadeia produtiva em que atuam.

Ou seja, pode-se dizer que a empresa deve sempre se perguntar o seguinte: “Quais os impactos ambientais causados em razão deste produto/prestação de serviço existente em minha empresa?”.

Assim, partindo desta premissa, pode-se dizer que a partir da ótica da ISO 14001, a empresa deverá avaliar, por exemplo, quais os impactos e riscos ambientais causados pela extração da matéria-prima utilizada em seus processos e sempre optar por aquela ambientalmente regularizada e “limpa”.

Também vale como exemplo o momento da escolha do modo de transporte de seus produtos até o mercado consumidor: este transporte é o mais sustentável dentre todas as opções? O meio de transporte está regular e de acordo com as obrigações estabelecidas pela legislação ambiental?

Powered by Rock Convert

E, indo mais longe: quando do descarte deste produto, após devido consumo, há possibilidade de ser um resíduo reciclável ou de fácil degradação se lançado no meio ambiente?

Assim, pode-se concluir que o principal objetivo em ter uma perspectiva do ciclo de vida é buscar por práticas ambientalmente e socialmente corretas, o que inclui a escolha de matérias-primas sustentáveis, gerenciamento correto dos resíduos produzidos, uso eficiente dos recursos naturais durante a produção de um produto, dentre outros aspectos.

Cabe destacarmos ainda que, como a própria ISO determina, esta avaliação do ciclo de vida trata-se apenas de uma perspectiva dos estágios que podem ser controlados pela empresa. Ou seja, não existe uma exigência no sentido de que esta análise deve ser feita de maneira detalhada.

Portanto, a análise aprofundada do ciclo de vida do produto e dos serviços fica a critério da própria empresa e não pode ser exigida pelo auditor no momento da auditoria!

Então, como posso planejar uma perspectiva do ciclo de vida de um produto ou serviço, segundo a ISO 14001?

Primeiramente, recomenda-se que sejam definidos um objetivo e um escopo.

Logo depois, sugere-se que seja montada todos os processos referentes aos produtos, existentes dentro da cadeia produtiva da empresa (Exemplo: Compra da Matéria-Prima > Manufatura > Distribuição no Mercado Consumidor > Consumo > Descarte).

Em seguida, a partir desta cadeia produtiva, será necessário identificar e avaliar os seguintes pontos: quais os impactos ambientais mais relevantes envolvidos em cada processo? Quais as atitudes que a organização tomará para tornar cada ciclo social e ambientalmente sustentável?

Além de ajudar minha empresa a certificar-se na ISO 14001, quais os outros benefícios decorrentes da perspectiva do ciclo de vida de um produto?

São inúmeros os benefícios! Vamos destacar alguns dos principais:

  • Elaboração de uma melhor gestão dos resíduos produzidos pela empresa;
  • Aumento da capacidade e incentivo de mudanças importantes dentro da empresa;
  • Promoção de inovações antes nunca pensadas;
  • Auxílio e complemento na análise de riscos e impactos gerados pela empresa;
  • Identificação dos impactos ambientais que ocorrem antes, durante e depois da produção de certo produto dentro da empresa, o que ajuda o meio ambiente e causa boas impressões da empresa perante a sociedade;
  • Avaliação de cenários e antecipação de impactos, que podem passarão a ser mais facilmente evitados.

Conclusão

A ISO 14001 vem causando mudanças significativas na “vida” das empresas brasileiras, que passaram a prezar por um ciclo produtivo ambientalmente correto e “limpo”.

Afinal, se voltarmos 15 anos no tempo, por exemplo, o número de empresas que não faziam sequer o gerenciamento correto de seus resíduos era muito, mas muito maior se comparado com o número atual. E isso é bom! Aliás, é excelente, se pensarmos o quanto o Planeta Terra (e nós também) vem sofrendo com suas mudanças físicas e climáticas.

Assim, pensando em sua tão sonhada certificação junto a ISO 14001, foi criado o AmbLegis – um software de gerenciamento dos requisitos legais ambientais aplicáveis aos seus negócios!

Além disso, o AmbLegis também disponibiliza no banco de leis as leis aplicáveis aos seus fornecedores! Assim, fica mais fácil monitorar e analisar as perspectivas do ciclo dos produtos e serviços produzidos pela sua empresa!

Quer saber mais? Agenda agora uma demonstração sem compromisso e veja como o AmbLegis pode ajudar sua empresa na gestão de requisitos legais.

 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba por e-mail novos conteúdos sobre Requisitos Legais, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.