AmbLegis
  • Home
  • Soluções
  • Sistema
    • Módulos do Sistema
  • Sobre Nós
    • AmbLegis
    • Parceiros
    • Setores
  • Blog
  • Bastidores
  • Contato
    • Solicitar Proposta
(11) 4806-6001 | (11) 3197-8674
(11) 95656-4094
AmbLegis AmbLegis
AmbLegis AmbLegis
  • Home
  • Soluções
  • Sistema
    • Módulos do Sistema
  • Sobre Nós
    • AmbLegis
    • Parceiros
    • Setores
  • Blog
  • Bastidores
  • Contato
    • Solicitar Proposta
by Rafaela Feriani in Legislação

SASSMAQ: tire todas suas dúvidas aqui!

Se sua empresa é do ramo de transportes de produtos químicos ou operadora do ramo logístico nesta área, este artigo é para você!

Já ouviu falar em SASSMAQ?

Não?

Então, venha conosco, e descubra tudo sobre este Sistema que colocará sua empresa à frente de qualquer uma, na competição por um bom lugar no mercado econômico!

Sumário

  • Conceito de SASSMAQ
  • Minha empresa é do ramo de transporte rodoviário de produtos químicos. Somos obrigados a adotar o SASSMAQ? 
  • Quais os pré-requisitos para implantação de SASSMAQ?
  • E quais os benefícios trazidos à empresa?
  • E quanto minha empresa vai gastar caso se interesse na implantação do SASSMAQ?
  • Conclusão

Conceito de SASSMAQ

Lançado pela ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústrias Químicas, o SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Qualidade a ser utilizado no ramo de transporte rodoviário de produtos químicos, e tem como objetivo assegurar que essas empresas exerçam seu trabalho de maneira segura, ambientalmente correta e com qualidade, segundo determinado pelas legislações vigentes.

Resumindo, o SASSMAQ é uma certificação, a qual comprova que as empresas do ramo logístico e de transporte de produtos químicos estão em conformidade com todas as regras de segurança e qualidade no desempenho de seus serviços.

Minha empresa é do ramo de transporte rodoviário de produtos químicos. Somos obrigados a adotar o SASSMAQ? 

A resposta é não, pois o SASSMAQ não é um sistema de adoção obrigatória.

Porém, a implantação deste sistema é capaz de levar a empresa um patamar a cima das demais do mesmo ramo, tendo em vista que sua adoção indica que a empresa trabalha de maneira segura e confiável, em conformidade com as regras vigentes aplicáveis às atividades, requisitos que destacam (e muito!) a empresa em momentos de negociações importantes.

Segundo a ABIQUIM, “O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento”.

Quais os pré-requisitos para implantação de SASSMAQ?

A empresa que deseja certificar-se no SASSMAQ precisa implementar diversas melhorias que envolvem o sistema de logística e transporte de produtos químicos, bem como preencher alguns requisitos básicos, tais como:

– Ter licenças nas áreas de transporte;

– Ter todos os documentos atualizados junto à ANTT;

– Cumprir obrigações legais aplicáveis às atividades que envolvem logística e transporte de produtos químicos, principalmente as das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade;

– Participar de vistorias preliminares pela empresa certificadora do SASSMAQ, onde é levantado se a empresa cumpre regras de cunho obrigatório, bem como onde são apontadas eventuais falhas e omissões a serem corrigidas nos processos internos;

– Obtenção de pontuação suficiente durante as vistorias para alcançar a certificação.

Assim que alcançada a pontuação suficiente para alcançar a certificação, a empresa recebe o selo SASSMAQ

E quais os benefícios trazidos à empresa?

Por diversos motivos, mas dentre ele cabe-nos destacar os seguintes:

– Prevenção de riscos e acidentes;

– Imagem institucional positiva;

– Maior credibilidade com potenciais clientes;

– Redução do número de prejuízos financeiros;

– Profissionalização dos motoristas

No mais, o que se vê é que os clientes de um transportadora que possui SASSMAQ também “saem ganhando” nesta relação de negócios, já que este cliente possui um fornecedor confiável, que não dará “dores de cabeça” durante a prestação de serviços, contando com profissionais qualificados para lidar com os negócios.

E quanto minha empresa vai gastar caso se interesse na implantação do SASSMAQ?

Não existe um valor exato para a implantação.

Isso porque, isso depende da situação em que se encontra a empresa. Caso a gestão interna da empresa esteja uma “bagunça”, obviamente que os valores de implantação serão maiores, já que será necessário investir em algumas ações antes inexistentes na empresa.

Porém, o que se sabe é que o custo médio mensal para a implantação da SASSMAQ, levando em consideração uma empresa que já tenha parte dos requisitos cumpridos, é de R$4.000,00 a R$6.000,00 mensais.

Lembrando que, após a alcançar a certificação, esses valores podem cair de maneira significativa, restando apenas gastos financeiros com a manutenção da certificação, e sua renovação periódica.

Assim, considerando uma certificação de baixo investimento, e de grande relevância para seus negócios, está mais do que provado que vale a pena a implantação SASSMAQ nas empresas do ramo de produtos químicos!

Conclusão

Como visto neste artigo, a SASSMAQ se trata de sistema capaz de evidenciar seus negócios em meio a tantos outros do ramo de transporte e logística de produtos químicos.

E hoje, com a concorrência empresarial crescendo cada dia mais, em terra de negócios, quem tem mais diferenciais, “é rei”!

E, se você ficou interessado em saber mais sobre SASSMAQ, fique sabendo que a equipe Amblegis está pronta para atender todas as suas dúvidas. É só chamar nossa equipe no chat que aparece logo ali, no cato inferior da página!

Por fim, importante ressaltar que, qualquer empresa que se interesse em obter uma certificação famosa, necessita ter um sistema de gerenciamento dos requisitos legais aplicáveis às suas atividades, já que atender obrigações legais é um requisito de indispensável importância em muitas jornadas de certificação.

O Amblegis, uma ferramenta online e de fácil uso, ajuda sua empresa na gestão dos requisitos legais aplicáveis aos seus negócios! Trabalhamos com normas do ramo de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Qualidade, Transporte, dentre outras. Ou seja, tudo o que sua empresa precisa para dar o “ponta pé” inicial na implantação do SASSMAQ! Clique aqui e entre em contato com nosso Departamento Comercial. Solicite um orçamento.

Share
Rafaela Feriani
Post author

Advogada, pós graduada em Auditoria e Perícia Ambiental. Atualmente é Supervisora do Setor Jurídico da empresa Ambplan, e é responsável por gerenciar a baixa e análise de legislações a serem inseridas no sistema AmbLegis, nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social, qualidade, dentre outras.

previous post
Semelhanças entre os requisitos legais da ISO 14001 e ISO 45001
next post
Princípios e objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Deixe seu comentário

Categorias

  • Ad Gestão Ambiental (6)
  • Ad Gestão ISO (5)
  • Ad ISO 14001 (5)
  • ESG (8)
  • Gestão de Requisitos Legais (23)
  • Legislação (98)
  • Materiais (1)
  • Meio Ambiente (70)
  • Minuto Lei (4)
  • Novidades (8)
  • Qualidade (23)
  • Requisitos Legais (124)
  • Responsabilidade Social (21)
  • Saúde e Segurança do Trabalho (67)
  • Segurança da Informação (13)
  • Sem categoria (1)
  • Sistema AmbLegis (17)
  • Sistema de Gestão (40)

Posts Recentes

  • Ferramentas para Gestão de Conformidade Legal
  • Requisitos Legais de Saúde e Segurança do Trabalho
  • Controle de Requisitos Legais e Legislações Aplicáveis
  • NR-1: Tudo Sobre Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos Ocupacionais
  • Vantagens do Software de Gestão de Requisitos Legais

MENU

  • Home
  • Widgets
  • Page Title Styles

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba por e-mail novos conteúdos sobre Requisitos Legais, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

    SOBRE

    Nossa equipe é 100% dedicada e especializada em gestão de requisitos legais. Aqui não se faz de tudo. Fazemos uma única coisa e fazemos muito bem! Além de um software eficiente e de fácil manuseio, os clientes AmbLegis contam com um time experiente, disponíveis para questões técnicas e jurídicas.

    ÚLTIMOS POSTS

    • Ferramentas para Gestão de Conformidade Legal 13 de maio de 2025
    • Requisitos Legais de Saúde e Segurança do Trabalho 8 de abril de 2025

    CONTATO

    • Rua Cica, 396 - Jundiaí/SP
    • +55 (11) 4806-6001
    • +55 (11) 95656-4094
    • comercial@ambplan.com.br

    Política de Cookies | Política de Privacidade | Termos de Uso

    Grupo Ambplan 2003-2020. Todos os direitos reservados.

    Fique conectado:

    PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
    Gerenciar Consentimento de Cookies

    Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e entender a origem dos visitantes.

    Funcional Sempre ativo
    O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
    Preferências
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
    Estatísticas
    O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
    Marketing
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
    Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
    Ver preferências
    {title} {title} {title}