Nesse artigo você vai entender o que é SASSMAQ, para que ele serve, como implementar, qual a importância dela para sua empresa e o que você ganha com isso.
Sumário
O que é a SASSMAQ?
O SASSMAQ é um sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.
Esse método foi criado e exigido pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM). E a primeira versão desse sistema foi criada em 2001, focando no transporte rodoviário de cargas.
Diferentemente de sistemas como as normas ISO, o SASSMAQ não é um sistema de garantia de qualidade, mas sim um sistema no qual possui ferramentas para que a empresa atinja o processo de melhoria contínua.
O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário.
Desde 2005, a SASSMAQ é um pré-requisito para transportadoras de produtos químicos no território nacional.
Implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, a ABIQUIM ressalta que sistema gera um importante diferencial para as empresas certificadas: comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.
Para que serve a SASSMAQ e quais seus benefícios?
O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas que tem como objetivo reduzir, os riscos nas operações de transporte e distribuição.
É um programa baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), que é voltado para a melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.
Seus principais benefícios são:
- Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
- Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
- Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
- Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
- Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
- Qualificar uma empresa a prestar serviços à indústria química no geral.
Quais os requisitos do SASSMAQ?
O SASSMAQ avalia de forma integrada a gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança de uma empresa prestadora de serviços na área de logística e/ou transporte que opera com produtos químicos, sejam eles perigosos ou não.
Para uma empresa obter a certificação do sistema, é necessária a implementação de diversas práticas exigidas pelo SASSMAQ (que envolvem saúde, segurança, meio ambiente e qualidade), de forma a ser avaliada e aprovada pela ABIQUIM. Além de uma série de licenças exigidas que devem ser validadas de acordo com a legislação Federal, Estadual e Municipal.
Para isso devem ser observados alguns requisitos, tais como:
- Licenças Necessárias – De acordo com o portal do SASSMAQ, é preciso que a empresa transportadora envie cópias de todas as licenças necessárias à sua atividade;
- Vistorias – A vistoria é composta por um checklist que confere se todos os itens foram implantados de acordo com uma classificação de questões do SASSMAQ. De acordo com o programa, as questões dependem da sua importância relativa e se dividem em:
- Mandatórias – cobrem itens que são obrigatórios por lei ou por particular exigência da indústria química;
- Indústria – cobrem itens que a indústria química normalmente exige de seus prestadores de serviços de logística para ter um nível aceitável de controle;
- Desejáveis (cobrem itens em que melhorias no sistema de SSMA e Qualidade podem ser feitas);
- Pontuação Mínima – Para que a empresa se torne elegível para possuir a certificação do SASSMAQ, é preciso atingir uma pontuação mínima na primeira certificação e nas demais avaliações, que servem para acompanhar o cumprimento das exigências e assim, permitir que a empresa mantenha o certificado. A pontuação é feita de acordo com o número de atendimentos prestados pela transportadora.
É fundamental o auxilio de um sistema inteligente para que a sua empresa cumpra todos os requisitos de forma organizada e sem estresse. Conheça o Amblegis, o sistema mais completo e intuitivo para a gestão de requisitos legais! Preencha o formulário e receba uma demonstração gratuita:
Como implementar o SASSMAQ?
Implementar o SASSMAQ pode ser mais simples do que o próprio nome do programa. Para o sucesso desse projeto, é necessário ter vontade e o envolvimento da liderança nesse processo de adequação, que acontece conforme as seguintes etapas:
- Definições gerais: nessa etapa é feita a definição de como será a estrutura da informação da empresa, ou seja, será utilizado um software, uma pasta na nuvem, um pen drive e etc. Também será definido como todos os funcionários terão acesso às informações relevantes do sistema de gestão. Essa é uma etapa muito importante para o sucesso do projeto;
- A Gestão de Pessoas: nessa etapa será abordado como gerenciar as relações de trabalho com os funcionários e terceiros;
- Gestão de competências: com todas as relações funcionais já definidas, é o momento de avaliar as competências de cada profissional a fim de elaborar planos e treinamentos individuais;
- Gestão de riscos: nessa etapa deverá ser feita a identificação e análise dos riscos ambientais, ocupacionais e operacionais que podem causar impactos nas operações da empresa;
- Controle operacional ambiental: com os riscos ambientais identificados deve ser feito o plano de ação para minimizar os impactos ambientais identificados e também como agir em caso de emergências ambientais;
- Infraestrutura da operação: nesta etapa a operação da empresa deve ser observada, gerenciando os equipamentos e definindo programas de inspeção e manutenções de rotina;
- Operação: deve ser feito o gerenciamento das atividades operacionais e administrativas diárias a fim de garantir a operação segura de um transporte;
- Segurança ocupacional: com base em todas as operações identificadas serão gerados todos os controles que garantem a segurança de todas pessoas que atuam direta e indiretamente nas atividades mencionadas.
Conclusão
Por fim, o SASSMAQ se torna um grande aliado das indústrias químicas com relação ao transporte. Muitas empresas, mesmo as que não são associadas à ABIQUIM, têm buscado transportadoras com a certificação SASSMAQ por saber que estas já foram avaliadas nos quesitos de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade.
Dessa maneira, através de uma boa gestão, alguns tipos de acidentes podem ser evitados, que é um dos objetivos do SASSMAQ.
Precisa de auxílio para levantar, controlar a aplicação, monitor e também evidenciar todos os requisitos legais? O software da AmbLegis é uma ferramenta perfeita para gestão de requisitos legais independente do seu ramo de atividade. Conheça agora o AmbLegis!
Deixe seu comentário