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by Michele Lombardo in Legislação, Qualidade

O que é a SASSMAQ: Para que serve, quais os requisitos e como implementar?

Nesse artigo você vai entender o que é SASSMAQ, para que ele serve, como implementar, qual a importância dela para sua empresa e o que você ganha com isso.

Sumário

  • O que é a SASSMAQ?
  • Para que serve a SASSMAQ e quais seus benefícios?
  • Quais os requisitos do SASSMAQ?
  • Como implementar o SASSMAQ?
  • Conclusão

O que é a SASSMAQ?

O SASSMAQ é um sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.

Esse método foi criado e exigido pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM). E a primeira versão desse sistema foi criada em 2001, focando no transporte rodoviário de cargas.

Diferentemente de sistemas como as normas ISO, o SASSMAQ não é um sistema de garantia de qualidade, mas sim um sistema no qual possui ferramentas para que a empresa atinja o processo de melhoria contínua.

O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário.

Desde 2005, a SASSMAQ é um pré-requisito para transportadoras de produtos químicos no território nacional.

Implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, a ABIQUIM ressalta que sistema gera um importante diferencial para as empresas certificadas: comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

Para que serve a SASSMAQ e quais seus benefícios?

O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas que tem como objetivo reduzir, os riscos nas operações de transporte e distribuição.

É um programa baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), que é voltado para a melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.

Seus principais benefícios são:

  • Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
  • Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
  • Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
  • Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
  • Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
  • Qualificar uma empresa a prestar serviços à indústria química no geral.

Quais os requisitos do SASSMAQ?

O SASSMAQ avalia de forma integrada a gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança de uma empresa prestadora de serviços na área de logística e/ou transporte que opera com produtos químicos, sejam eles perigosos ou não.

Para uma empresa obter a certificação do sistema, é necessária a implementação de diversas práticas exigidas pelo SASSMAQ (que envolvem saúde, segurança, meio ambiente e qualidade), de forma a ser avaliada e aprovada pela ABIQUIM. Além de uma série de licenças exigidas que devem ser validadas de acordo com a legislação Federal, Estadual e Municipal.

Para isso devem ser observados alguns requisitos, tais como:

  • Licenças Necessárias – De acordo com o portal do SASSMAQ, é preciso que a empresa transportadora envie cópias de todas as licenças necessárias à sua atividade;
  • Vistorias – A vistoria é composta por um checklist que confere se todos os itens foram implantados de acordo com uma classificação de questões do SASSMAQ. De acordo com o programa, as questões dependem da sua importância relativa e se dividem em:
    1. Mandatórias – cobrem itens que são obrigatórios por lei ou por particular exigência da indústria química;
    2. Indústria – cobrem itens que a indústria química normalmente exige de seus prestadores de serviços de logística para ter um nível aceitável de controle;
    3. Desejáveis (cobrem itens em que melhorias no sistema de SSMA e Qualidade podem ser feitas);
  • Pontuação Mínima – Para que a empresa se torne elegível para possuir a certificação do SASSMAQ, é preciso atingir uma pontuação mínima na primeira certificação e nas demais avaliações, que servem para acompanhar o cumprimento das exigências e assim, permitir que a empresa mantenha o certificado. A pontuação é feita de acordo com o número de atendimentos prestados pela transportadora.

É fundamental o auxilio de um sistema inteligente para que a sua empresa cumpra todos os requisitos de forma organizada e sem estresse. Conheça o Amblegis, o sistema mais completo e intuitivo para a gestão de requisitos legais! Preencha o formulário e receba uma demonstração gratuita:

Como implementar o SASSMAQ?

Implementar o SASSMAQ pode ser mais simples do que o próprio nome do programa. Para o sucesso desse projeto, é necessário ter vontade e o envolvimento da liderança nesse processo de adequação, que acontece conforme as seguintes etapas:

  1. Definições gerais: nessa etapa é feita a definição de como será a estrutura da informação da empresa, ou seja, será utilizado um software, uma pasta na nuvem, um pen drive e etc. Também será definido como todos os funcionários terão acesso às informações relevantes do sistema de gestão. Essa é uma etapa muito importante para o sucesso do projeto;
  2. A Gestão de Pessoas: nessa etapa será abordado como gerenciar as relações de trabalho com os funcionários e terceiros;
  3. Gestão de competências: com todas as relações funcionais já definidas, é o momento de avaliar as competências de cada profissional a fim de elaborar planos e treinamentos individuais;
  4. Gestão de riscos: nessa etapa deverá ser feita a identificação e análise dos riscos ambientais, ocupacionais e operacionais que podem causar impactos nas operações da empresa;
  5. Controle operacional ambiental: com os riscos ambientais identificados deve ser feito o plano de ação para minimizar os impactos ambientais identificados e também como agir em caso de emergências ambientais;
  6. Infraestrutura da operação: nesta etapa a operação da empresa deve ser observada, gerenciando os equipamentos e definindo programas de inspeção e manutenções de rotina;
  7. Operação: deve ser feito o gerenciamento das atividades operacionais e administrativas diárias a fim de garantir a operação segura de um transporte;
  8. Segurança ocupacional: com base em todas as operações identificadas serão gerados todos os controles que garantem a segurança de todas pessoas que atuam direta e indiretamente nas atividades mencionadas.

Conclusão

Por fim, o SASSMAQ se torna um grande aliado das indústrias químicas com relação ao transporte. Muitas empresas, mesmo as que não são associadas à ABIQUIM, têm buscado transportadoras com a certificação SASSMAQ por saber que estas já foram avaliadas nos quesitos de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade.

Dessa maneira, através de uma boa gestão, alguns tipos de acidentes podem ser evitados, que é um dos objetivos do SASSMAQ.

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Michele Lombardo
Post author

Bacharel em Direito, formada pelo Centro Universitário Padre Anchieta. Faz parte da equipe jurídica da Ambplan, uma empresa especialista em Gestão de Requisitos Legais. Como profissional da área, transmite e traduz de uma maneira clara todas as informações relacionadas a qualquer tipo de legislação, buscando sempre o melhor para o cliente.

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