O ESG (do inglês significa Meio Ambiente, Social e Governança) tem se tornado um tema cada vez mais relevante no mundo dos negócios. Não apenas pelas pautas ambientais, sociais e de Compliance abordadas, mas também por sua capacidade de aumentar o valuation de uma empresa.
Mas como fazemos isto?
Ao adotar práticas relacionadas aos pilares ESG, as empresas minimizam o risco de negócio, melhoram sua reputação e se tornam mais atraentes para investidores e consumidores. Estes, cada vez mais têm buscado empresas com um propósito alinhado aos seus valores. Esta redução do risco operacional e visibilidade da marca tem relação direta ao valuation da empresa – uma vez que o mercado está atento aos impactos socioambientais das empresas em suas atividades e o legado deixado por elas para as próximas gerações.
É certo que o ESG traz benefícios financeiros de longo prazo para a empresa! A definição de uma estratégia corporativa ligada à eficiência energética, por exemplo, proporciona redução dos custos com energia, ao mesmo tempo em que reduz a pegada de carbono da empresa. É importante ressaltar que os gases de efeito estufa possuem relação direta com a utilização de algumas fontes de energia não renováveis.
Agora, falando do pilar social, é um fato que empresas que se comprometem com diversidade e inclusão, tendem a ter equipes mais criativas e inovadoras, o que aumenta a competitividade e o potencial de resultados da empresa.
Outro ponto importante está relacionado com as politicas de governança corporativa, que garantem maior transparência na gestão. Isto gera, consequentemente, um nível maior de confiança nos investidores e uma imagem positiva da empresa junto aos consumidores. Além disso, o Compliance ESG contribui para a minimização dos riscos legais, regulatórios e reputacionais. Portanto, suas práticas estão diretamente ligadas ao custo de capital e valor da empresa.
Avaliar a aderência às práticas ESG é um critério importante para medir o desempenho de uma empresa. Por isso, muitos investidores têm incluído em suas análises, a avaliação do impacto ambiental e social das organizações, assim como a qualidade de sua governança corporativa.
O ESG é uma tendência que veio para ficar e tem se tornado cada vez mais relevante no mundo dos negócios. Desta forma, é fundamental que sua empresa busque estar em Compliance, para garantir seu espaço de destaque no mercado!
Se interessou? Confira também nosso artigo na StartSe.
Para pensar em ESG, é importante confirmar: sua empresa está em Compliance?
Saiba o nível de aderência à Agenda ESG medindo a performance do Compliance Legal da sua organização. Realize agora mesmo um diagnóstico com um Especialista AmbLegis.
Deixe seu comentário